"Além de sua sustentabilidade e de sua inteligência, a arquitetura deve ser uma fábrica de emoções."
Renzo Piano
Renzo Piano
Quem sou eu
- -CaSembla-
- Formada em Desing de Interiores e Técnica em Edificações curso atualmente 7°semestre de Arquitetura e Urbanismo na Unimep(campus SBO). Bem vindo ao meu blog, onde postarei os trabalhos das disciplinas cursadas na faculdade.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
terça-feira, 23 de agosto de 2011
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Projeto Concessionária - LDIII
Com certeza aprendemos muito com o processo que o professor Paulo nos ensinou e cobrou...ajudou, pelo menos a mim, a saber organizar melhor um projeto e valorizar cada ideia, colocando-a num papel e arquivando em uma pasta.
Nos foi dado um terreno, em Santa Bárbara d'Oeste e a proposta era que fizessemos o projeto de uma concessionária.
Nesse trabalho minha parceira foi a Karla Agostinetto.
Trabalhamos com a marca Hyundai.
Desse croqui volumétrico acima tiramos a ideia de utilizar os triângulos invertidos.
Vista da av Monte Castelo:
Marcadores:
concessionária,
Renderizações
Projeto III
Projeto de um museu de ciência e tecnologia aproveitando o prédio da antiga Usina do Engenho de Piracicaba e também criando um prédio anexo.
Vou postar aqui um resumãoo do processo projetual.
Parte do Programa de necessidades implantado no edifício antigo:
Estudo da Volumetria:
Projeto II
No 2ºS, eu e Natalia, trabalhamos com as obras do artista Vik Muniz. Num primeiro momento, pesquisamos a vida do artista, seus trabalhos, seus métodos, etc. Após essa pesquisa, desenvolvemos um tipo de arte que se baseasse e fosse inspirada nas obras do Vik.
Na época, o artista (que é brasileiro) tinha seu trabalho exposto na TV todos os dias. A abertura da novela Passione era um conjunto de 4,5 toneladas de sucatas que formavam desenhos. Montagem feita por ele.
A capa do cd dos Tribalistas também foi feita pelo artista, que utilizou chocolate líquido, cuidadosamente colocado com conta-gotas.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Técnicas Construtivas I
Nessa matéria do 1ºS, tivemos o primeiro contato com curvas de nível e as intervenções que são possíveis e seguras de se fazer em um terreno.
Foi nos passado este terreno com grande declividade e solicitado que escolhessemos cinco formas de intervenções espalhadas pelo terreno.
Esta foi minha proposta. As barreiras de contenção eram simbolizadas pelo papel vermelho, os cortes pelo papel azul e os aterros pelo papel amarelo.
Foram propostas áreas para contemplação da paisagem, voltadas para o rio. Também deveriam ser pensados os acessos através de escadas e/ou rampas.
Foram propostas áreas para contemplação da paisagem, voltadas para o rio. Também deveriam ser pensados os acessos através de escadas e/ou rampas.
Sistemas Estruturais I
Nessa matéria do 2ºS tivemos a introdução das principais forças que agem em uma estrutura. Foi nos pedido uma maquete de algum tipo de estrutura e um relatório que descrevesse as forças e as reações de cada componente.
Este foi o trabalho que eu e a Natalia realizamos.
Abrigo Temporário
Na matéria de Projeto I, foi pedido que pensássemos numa forma de abrigo, levando em consideração que seria construído na escala 1:1 se fosse um dos projetos mais votados e escolhido pela sala. Era importante pensar no material, que deveria ser de "fácil" obtenção e manuseio, e a montagem deveria ter um método prático.
O projeto era em dupla e minha parceira foi a Natalia Bregantin. Idealizamos um abrigo que facilitasse a captação da água da chuva, pois poderia ser instalado num local onde a água era escassa. O telhado, portanto, tinha certa inclinação e um tanque com um filtro acoplado serviria de local para armazenamento. As laterais eram assimétricas e o lado mais fechado era voltado para a fachada de onde era proveniente os ventos locais.
O projeto foi o mais votado e foi um dos construídos no campus.
Na prática, os materiais utilizados foram placas de OSB, ripas, caibros e parafusos. Para a cobertura ficar mais leve e prática, foi usada lona.
Na execução, mais alunos integraram a equipe e o trabalho deu super certo!
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Sistemas Estruturais II
Na matéria de Sistemas Estruturais-3ºS foi pedido que, com as varetas fornecidas, linha de pipa e super bonder, fosse feita uma ponte, baseada nas forças de tração e compressão, que pesasse menos que 250g, aguentasse 2,5kg e superasse o vão de 80cm.
Essa foi a ponte minha, da Ana e da Tainá.
Pesou aproximadamente 178g e aguentou 9kg.
ps.:Não lembro corretamente os valores, meninas, me corrijam!
Escultura de recicláveis
Para esse tema a equipe decidiu utilizar o material TetraPak, encontrado principalmente em embalagens de sucos industrializados, leite,
e achocolatado.
O material foi escolhido por estar relacionado à líquidos e por também ser alvo da falta de preocupação com sua reutilização e reciclagem.
A escultura tinha início em um cano ligado a calha coletora do telhado e seu término era em um ralo do corredor. Envolvia um bebedouro e o tempo todo retomava o ciclo da água focando seu descarte e a não preocupação com sua reutilização.
Para dar homogeneidade e focar melhor a forma, as embalagens foram cuidadosamente recortadas e coladas uma a uma para que ficasse à mostra o lado avesso.
Assinar:
Postagens (Atom)